sexta-feira, 22 de junho de 2007

DIAS - Sanjoaninas 2007 - Angra: nas rotas do mundo

Hoje começam as Festas da Cidade recriadas sob o mote "Angra: nas Rotas do Mundo".
O tema é fértil, muito rico, pertinente, até. Há que lembrar estas gentes do valor da terra que habitam, da cidade que animam.

A cidade inscreve-se com soberba na História de um país que é Portugal. É motivo de orgulho viver numa cidade assim, mas é também nossa obrigação cuidar dela, não deixar decair o património que herdamos dos tempos áureos do Império.
É fantástico ostentar o logotipo de Cidade Património Mundial pela UNESCO. Porém, não nos esqueçamos que uma cidade exige cuidados, ou corre o risco de se tornar pardacenta e obsoleta! Infelizmente, acho que é o que começa a acontecer com Angra. O corte radical de árvores, as fachadas descascadas, as calçadas levantadas... são tudo coisas que cicatrizam o rosto de uma cidade.


Francamente, encontro-me dividida. Isto porquê? Por um lado, considero o tema excelente e bem formulado. O cartaz escolhido é lindíssimo (há quem discorde), muito ilustrativo da realidade que se pretende representar e transportar para as Festas. Por outro, vejo a cidade pouco cuidada, vejo pouco gosto e bom-senso no seu enaltecimento. A própria letra da marcha oficial é de uma pobreza confrangedora...

A ver vamos! Faltam algumas horas para o Desfile de Abertura, o evento inaugural das nossas festividades municipais profanas.

Desejo que as minhas expetactivas sejam superadas em larga medida!

Tenho amor a esta cidade, admiro-a quando me passeio pelas suas ruas. É uma cidade que se abre ao mar e o recebe com o seu casario.
Esta é a minha Angra, a cidade "universal escala do Mar Poente".




2 de Julho de 2007 - BALANÇO FINAL: Positivo

Para o ano, há mais... pelo menos para alguns...

Sem comentários: